Outlook ou Gmail? Podemos considerar que seria como uma discussão como Toddy ou Nescau?
Na teoria, se alguém é fã das ferramentas do Google, ficará do lado do Gmail enquanto os que são mais acostumados aos produtos da Microsoft, deve ficar do lado do Outlook.
Mas será que uma opção é melhor que a outra? Vamos analisar.
1. Características.
Embora em sua essência, o Outlook e o Gmail sejam provedores de serviços de e-mail, cada um deles oferece um conjunto distinto de recursos secundários.
2. Design.
O design também é marcadamente diferente, com diferenças em termos de layout, organização e interação com o usuário. Essas diferenças porém não afetam a experiência. Poderia se dizer que é mais pelo costume de utilização de cada um.
3. Praticidade.
A praticidade dos dois são bem consideráveis. Tanto o Gmail quanto o Outlook de um certo modo são fáceis de utilizar. Os dois pode ser utilizados tanto na versão web, como em aplicativo de celular ou tablet, como também em aplicativos de desktop.
Vamos para outros pontos:
Custo
Ambos os serviços de e-mail são gratuitos para usuários individuais, mas existem algumas restrições. Um exemplo é se você quiser usar o aplicativo Outlook em vez da versão hospedada na Web da sua conta da Microsoft, precisará obter o Office 365. Para isso você deverá pagar uma taxa anual de utilização por ano, mas você também terá acesso para Word, Excel, PowerPoint e outros programas do Office. E outra restrição seria também ao tamanho da sua caixa de entrada. Se quiser mais espaço, deverá pagar por esse espaço a mais.
O Google Workspace é a versão do Google desse conjunto de produtos de software, mas você pode acessar a maioria deles (e a maioria de seus principais recursos) gratuitamente (a menos que você seja uma empresa). Assim como o Outlook, se quiser mais espaço em sua caixa de entrada, deverá pagar a mais por ela.
Armazenar
EM sua versão gratuita, o Gmail fornecerá 15 GB de armazenamento. Porém esses 15 GB são um limite de armazenamento compartilhado no Google Drive, Gmail e Google Fotos; em outras palavras, se você estiver armazenando 14 GB de fotos, talvez não tenha muito espaço para e-mail.
O Microsoft Outlook não é tão claro sobre os limites de armazenamento, mas você começará com 5 GB de armazenamento e terá o potencial de aumentar essa quantidade ao longo do tempo. Ambas as soluções oferecem mais armazenamento por taxas adicionais.
Publicidades
Se você estiver usando contas gratuitas, ficará exposto a anúncios.
Segurança
Tanto o Outlook quanto o Gmail oferecem opções de autenticação em duas etapas e detecção de spam integrada.
Ambos os produtos também possuem um recurso que permite habilitar ícones de “remetente confiável” ou “verificado” de remetentes confiáveis. O Gmail também tem um recurso que permite ver quando e como sua conta foi usada pela última vez.
Mas, na maioria das vezes, sua segurança de e-mail depende de suas próprias medidas de segurança pessoal. Comparando a segurança do Microsoft Outlook com a do Gmail, eles são bem parecidos.
Organização
A organização é muito diferente entre eles, mas sua preferência provavelmente dependerá de qual sistema você está acostumado.
O Outlook segue a fórmula típica da Microsoft, portanto, se você está acostumado a usar PCs convencionais, será muito familiar para você. Você pode criar um sistema de pastas e subpastas que você pode usar para classificar seus e-mails em diferentes categorias, como por cliente, por projeto ou até por urgência.
Você também pode sinalizar mensagens importantes ou fixá-las no topo de uma pasta específica.
O Gmail faz as coisas de maneira um pouco diferente. Em vez de pastas e subpastas, ele emprega um sistema de categorias e rótulos. Você pode marcar seus e-mails como pertencentes a diferentes categorias e subcategorias da mesma forma que marca fotos;
Em vez de sinalizadores, o Gmail usa uma série de marcas e estrelas que permitem designar mensagens como importantes, não importantes ou pertencentes a uma categoria específica. Ele também possui uma série de até cinco guias na visualização da caixa de entrada, que classificará automaticamente seus e-mails em categorias como “social”, que abrange suas notificações de mídia social, e “promoções”, que armazena todos os seus boletins e e-mails promocionais.
Por fim, o Gmail usa a “visualização de tópicos” por padrão, que coleta todas as mensagens de uma determinada conversa em um único item de linha.
Contatos
Os dois serviços oferecem recursos que facilitam o gerenciamento de seus contatos. Ambos permitem que você importe uma lista de contatos de qualquer outro provedor de serviços importante (inclusive do serviço um do outro). Você também pode carregar um CSV para adicionar seus contatos manualmente em caso de backup
Complementos e aplicativos
Embora o Outlook tenha algumas funcionalidades que permitem a integração com aplicativos de terceiros, é difícil superar a abertura do Gmail para outros complementos.
Alguns funcionam como extensões do Chrome, melhorando sua experiência on-line geral, enquanto outros, como o Analytics, são integrados ao Gmail para que você possa extrair dados de sua conta e melhorar sua produtividade.
Personalização
No Outlook, você pode alterar a aparência do seu aplicativo com temas pré-selecionados ou personalizados. Você também pode fazer algumas alterações em como sua caixa de entrada funciona, como como as coisas são colocadas.
No Gmail tudo é personalizável, desde o tamanho, posicionamento e design da sua Caixa de entrada geral até os recursos que você usa nela.
Bate-papo
No Gmail, há uma função de bate-papo integrada que você pode usar a qualquer momento. O Outlook faz isso integrando-se ao Skype, que para alguns, é bem chato.
Afinal qual é o melhor?
Bom, a resposta depende muito de cada usuário. Apenas apresentamos alguns pontos aqui para cada um tirar sua própria conclusão.Podemos dizer que são duas soluções muito poderosas e que depende muito do que o usuário precisa e de qual sistema está mais familiarizado.
0 Comentários