O que aconteceu? A Microsoft recentemente mudou o comportamento padrão do Office para bloquear um vetor de ataque de malware popular. A empresa agora reverteu essa decisão, atraindo a ira de pesquisadores e usuários de segurança. A Microsoft pretende explicar a reversão em profundidade em breve.
Esta semana, um porta-voz da Microsoft admitiu que a empresa reverteu sua decisão de bloquear macros baixadas em arquivos do Office. Alguns acham que a reversão tornará os usuários de escritório mais vulneráveis a ataques cibernéticos.
Os hackers muitas vezes têm usado macros — processos automatizados dentro dos arquivos do Office — como cargas de malware. Em fevereiro, a Microsoft anunciou que atualizaria a maioria das versões do Office no Windows para que, por padrão, eles não executássem macros em arquivos baixados, alertando os usuários sobre seus riscos de segurança.
Até agora, a Microsoft apenas disse que sua reversão é uma resposta ao feedback e está preparando uma atualização explicando a decisão. No entanto, alguns estão decepcionados que a Microsoft recuou antes de informar os usuários.
Muitos usuários podem ter reclamado com a Microsoft porque não entendiam por que suas macros pararam de funcionar. Um comentarista no site da Microsoft culpou a empresa por ceder a usuários desinformados. Shane Huntley, do Grupo de Análise de Ameaças do Google, chamou a reversão de “triste decisão”, dizendo que postagens informativas no blog não seriam tão eficazes quanto bloquear macros por padrão.
0 Comentários