A Microsoft enfrenta pedidos de “transparência” sobre ferramentas no Office 365 que permitem aos empregadores ler e-mails da equipe e monitorar o uso do computador no trabalho
As empresas podem usar ferramentas de gerenciamento de riscos no Microsoft Office para monitorar secretamente as atividades dos funcionários em computadores do trabalho.
A empresa de software fornece ferramentas em seu conjunto Office 365 que podem ser usadas pelos empregadores para ler e-mails da equipe e monitorar quanto tempo eles gastam em chamadas e quantas reuniões eles participam.
As capacidades de vigilância do pacote Office da Microsoft, que é amplamente utilizado por empresas em todo o mundo, foram divulgadas em uma dissertação por um pesquisador da University College London (UCL).
A pesquisa mostra que as empresas continuam a explorar recursos incorporados ao Office 365 para monitorar computadores da equipe cerca de 18 meses depois que a Microsoft tomou medidas para proteger a privacidade dos funcionários.
A divulgação levou a pedidos para que a Microsoft mudasse seu software para alertar os funcionários quando as empresas usam suas ferramentas de produtividade do Office 365 para monitorar funcionários identificados.
Eliot Bendinelli, tecnólogo sênior do grupo de campanha Privacy International, que participou da pesquisa, disse que a Microsoft deve ser mais transparente sobre os dados que permite que as empresas coletem.
A Microsoft introduziu medidas para proteger a privacidade dos funcionários no Office 365 em 2020, após críticas de que sua ferramenta permitia que os gerentes monitorassem funcionários individuais.
A empresa substituiu seus relatórios por dados agregados medindo o quanto os funcionários estavam enviando e-mails, colaborando em documentos compartilhados e participando de chats em grupo, de forma que não fosse rastreável para usuários individuais.
Mas uma pesquisa da graduada em ciência da computação da UCL Demetris Demetriadese Privacy international mostra que os empregadores ainda são capazes de usar funções no Office 365 para monitorar funcionários individuais.
Foi descoberto que os empregadores podem usar as ferramentas de governança e gerenciamento de riscos no Office 365 para olhar o conteúdo de e-mails ou mensagens enviadas por funcionários específicos e identificar as atividades que os usuários individuais realizaram usando seu computador de trabalho.
As ferramentas de “pesquisa de conteúdo” e “auditoria” da Microsoft podem ser usadas pelos empregadores para construir uma imagem detalhada das atividades dos funcionários.
Fonte: https://www.computerweekly.com/news/252521757/Microsoft-Office-365-has-ability-to-spy-on-workers
0 Comentários