O Microsoft Word, também conhecido como ‘Word’, é um software de processamento de texto e um produto principal da Microsoft.
É parte integrante do conjunto de produtos Microsoft Office e é o processador de texto mais usado no mundo. Na verdade, estima-se que o Word esteja sendo executado em mais de um bilhão de dispositivos em todo o mundo.
Lançado pela primeira vez em 1983 com um nome diferente, o Word comemorou seu 25º aniversário em 2018. Sua popularidade está na facilidade de uso, além do fato de poder ser usado em diferentes sistemas operacionais, incluindo Macintosh e, claro, Windows.
O Word pode ser adquirido como um produto independente ou como parte do Microsoft Office, que também inclui programas como Excel e PowerPoint.
Então, como o Word dominou o mercado nos últimos 25 anos e se tornou o software de processamento de texto mais usado no mundo? E o que o futuro reserva para o produto?
Ascensão à popularidade
A primeira versão do Microsoft Word – Word 1.0 – foi lançada em outubro de 1983 e desenvolvida pelos ex-programadores da Xerox, Charles Simonyi e Richard Brodie. Os dois foram contratados pelos fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen, em 1981. Nessa época, o Word era chamado de Multi-Tool Word. Ele foi projetado para uso em computadores que executavam o sistema operacional UNIX.
O Word era um programa WYSIWYG (“o que você vê é o que você obtém”). Isso significava que, independentemente da aparência de um documento na tela, era como ficaria depois de impresso. O Word permitiu que os usuários criassem, salvassem e imprimissem documentos de texto, mas não foi um sucesso instantâneo; talvez porque estivesse competindo com os extremamente populares programas de processamento de texto WordPerfect e WordStar.
A versão 2.0 foi lançada em 1985, com recursos adicionais, incluindo verificação ortográfica e contagem de palavras.
Nos anos seguintes, a Microsoft recodificou o programa várias vezes para que pudesse funcionar em diferentes sistemas operacionais, incluindo DOS (sistema operacional de disco) e Macintosh. O nome também foi alterado para o mais curto e memorável ‘Word’.
Em 1993, a Microsoft lançou o Word 6.0 que funcionava em Macintosh, Windows e DOS. Word 6.0 foi a última versão criada para rodar em DOS e a última versão a ser identificada pelo número da versão; as versões subseqüentes foram nomeadas após seu ano de lançamento.
Desde então, a Microsoft lançou uma nova versão do Word pelo menos a cada dois anos. A versão mais recente foi no final de 2018, com o Word 2019, parte do Office 365.
Fonte: https://www.core.co.uk/blog/blog/history-microsoft-word
0 Comentários