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7 recursos importantes do Microsoft Access

Do Pacote Office, o Microsoft Access é a ferramenta que os usuários estão menos familiarizados se comparado com o Word, Excel ou Power Point.

O Microsoft Access utiliza um banco de dados relacional que permite os usuários inserir, gerenciar, e executar relatórios com maior escala portanto é mais adequado para quem precisa utilizar grande quantidade de dados.

Vamos ver alguns recursos importantes do Microsoft Access:

1 – Ideal para usuários individuais e equipes menores

O Microsoft Access é um aplicativo de desktop simples que não requer nenhum hardware ou licença específica para funcionar. Portanto, é ideal para usuários individuais e equipes menores que não precisam de bancos de dados maiores e complicados por um preço extra.
O Microsoft Access pode ser usado também como cliente-servidor de banco de dados como SQL Server e Oracle.
Além disso, eles não precisam de ninguém para administrar ou monitorar o Access que os bancos de dados cliente-servidor regulares podem exigir.

2 – Mais fácil do que um banco de dados cliente-servidor para entender e usar

Os usuários do Access não precisam passar por nenhum treinamento especial para adquirir as habilidades necessárias para usar o aplicativo.

Muitos usuários aprenderam a usar o Microsoft Access para suas necessidades individuais. Criar e administrar um banco de dados é bastante simples e fácil com a ajuda de um conjunto de modelos bem organizados e prontamente disponíveis.

Os usuários do Microsoft Excel acharão o Access mais fácil de dominar, pois é semelhante ao Excel.

Aprender e gerenciar este poderoso aplicativo usando as técnicas e ferramentas mais eficazes disponíveis é possível mesmo para novos usuários que têm pouco ou nenhum conhecimento de gerenciamento de bancos de dados.

3 – Importar e exportar para outro Microsoft Office e outros aplicativos

Um dos recursos mais úteis do Microsoft Access é sua capacidade de interagir com dados de muitos outros programas.

Também é mais fácil combinar dados criados em outros programas, transferir dados entre dois outros programas ou acumular e armazenar dados a longo prazo, ocasionalmente exportando dados para outros programas, como o Excel, para análise.

4 – Modelos prontos para usuários regulares criarem e publicarem dados

Mesmo com o conhecimento mínimo, o Microsoft Access ajuda os usuários a criar e gerenciar o banco de dados. Isso é possível com a ajuda de vários templates do Microsoft Access, que tem tudo pronto para uso.

Ao escolher um arquivo de template específico, o usuário encontra um novo banco de dados com tabelas, formulários, macros, relatórios e outros campos necessários já criados, economizando tempo e esforço.

A galeria de modelos inclui convenientemente modelos de desktop e baseados na web para o usuário escolher. Para criar um banco de dados do Access para uso pessoal, a melhor opção seria usar um modelo de desktop.

Para criar bancos de dados para publicação em um servidor SharePoint, é recomendável que o usuário escolha os modelos baseados na Web.

5 – Permite construir e publicar bancos de dados da Web sem esforço

Os usuários do Microsoft Access podem projetar seu próprio banco de dados ou criar um banco de dados usando um modelo prontamente disponível conforme sua necessidade.

Aqueles que são conhecedores de tecnologia e familiarizados com bancos de dados da Web idealmente projetariam seu próprio banco de dados criando um banco de dados em branco no qual criariam as tabelas que seu banco de dados precisaria no Access.

Aqueles que precisam de ajuda ou não estão cientes de quais tabelas seu projeto exigiria podem fazer uso dos modelos disponíveis para eles. Os modelos do Microsoft Access têm uma compilação enorme para alguns bancos de dados comumente usados que os usuários exigiriam.

6 – Permite que os desenvolvedores criem soluções personalizadas usando código VBA

O VBA (Visual Basic for Applications) é uma linguagem de programação que pode ser usada com o Microsoft Access. Quem desenvolve com Access pode crias soluções personalizadas para seu banco utilizando códigos VBA.

As instruções farão com que as ações ocorram automaticamente quando o programa for executado.

7 – Permite relatórios de saída em formato PDF

Muitos usuários compartilham banco de dados por meio de formatos de imagem eletrônica ou popularmente conhecidos como formatos fixos como PDF da Adobe Systems e XPS da Microsoft.

O Access permite que os usuários criem relatórios em arquivos de imagem eletrônicos por meio da guia DADOS EXTERNOS. Esses relatórios podem ser visualizados mesmo por usuários que não possuem o Access instalado em seu sistema, pois o arquivo PDF pode ser aberto no Adobe Reader ou no próprio navegador.

Com os relatórios e banco de dados compartilhados em formato PDF, as aplicações do Access foram aprimoradas significativamente.

Com todos os recursos acima e muitos mais, não admira que o Microsoft Access seja hoje o sistema de banco de dados líder mundial, com milhões de usuários e centenas de milhares de desenvolvedores se beneficiando dele.

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